nutrição

A importância da Nutrição

A importância da boa nutrição não é nova. Quatrocentos anos antes de Cristo Hipócrates disse: “Deixe o seu  alimento seja o seu rémedio e o remédio seja o seu alimento”.

Hoje em dia a boa nutrição é mais importante que nunca. Pelo menos 4 das 10 causas de morte mais comuns nos Estados Unidos – doença cardíaca, câncer, diabete e acidentes vasculares cerebrais – estão diretamente relacionados ao que comemos. Enquanto a dieta errada pode ser mortal, alimentar-se corretamente é um dos pilares da boa saúde. É claro que a boa alimentação apenas não é a chave para uma vida longa e saudável, devendo fazer parte de um estilo de vida saudável de forma global, que também inclui exercícios regulares, não fumar, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, administrar o stress, limitar a exposição a ambientes danosos à saúde, entre outros fatores.

E, não há dúvida de que mesmo que você se alimente muito bem, seus genes tem uma grande participação no seu risco a desenvolver alguns problemas de saúde, mas não subestime a influência de como e o que você come. Por exemplo, a aterosclerose, “endurecimento” das artérias, pode começar precocemente na infância, mas o processo pode ser interrompido e mesmo revertido, se forem feitas mudanças saudáveis na dieta e no estilo de vida. A perda gradual de tecido ósseo que resulta na osteoporose pode ser prevenida se for suficiente o consumo de cálcio e de outras fontes durante a vida e com exercícios leves.

Podemos ser geneticamente predispostos á diabetes mas se mantivermos Half of the capacity is used to store your and half is used for a duplicate copy. um peso adequado, uma dieta saudável e exercícios físicos regulares, pode ser que a doença nunca nos incomode. Os pilares da boa nutrição são equilíbrio, variedade e moderação. Alimentos gordurosas são contra-balançados por alimentos magros, e a ingestão de calorias é compensada por exercícios físicos para manter um peso ideal. Para manter a saúde nosso corpo precisa de um equilíbrio exato entre carboidrato, gordura e proteína, os três principais componentes da nutrição.

TODOS OS DIAS DEVEMOS CONSUMIR: 15 a 20% das calorias totais das proteínas. 15 a 30% das calorias totais das gorduras. 50 a 65% das calorias totais dos carboidratos.

Também precisamos de vitaminas, minerais, oligoelementos e de outros nutrientes de muitos alimentos diferentes, e enquanto alguns alimentos são melhores que outros, os alimentos individualmente ou grupo de alimentos não dispõe de todos estes nutrientes dos quais necessitamos, então comer uma grande variedade de alimentos é essencial. Moderação significa não comer de menos e nem de mais qualquer que seja o nutriente.

Comer demais pode levar a obesidade, mesmo que seja muito de apenas um determinado nutriente, e comer pouco pode levar a deficiências nutricionais e à perda de massa corporal.

Continuação.