Inscrição para ser Sócio

A Associação Portuguesa de Terapeutas Holísticos Integrativos, existe para os terapeutas se apoiarem e fazer partilha de experiências, para criarem uma uniformização do ensino, para promover fidedignamente as terapias prestando esclarecimento dos enormes benefícios para a saúde e bem-estar.

Vantagens de ser associado:
Pertencer e trabalhar com uma associação empenhada, comprovadamente, no reconhecimento das terapias em geral e Holísticas em Portugal.

Ter voto em matérias de decisão, participar na construção de uma prática auto-regulamentada.

Desenvolvimento e apoio de projetos empresariais nesta área.

Participar em projetos de estudo de Investigação.

Usufruir de Seguro Profissional e Cartão Profissional.

Doar o seu tempo como Voluntário.

Participação de seminários e convenções Internacionais.

Sessões de esclarecimento e sensibilização junto da população.

Fazer parte dos órgãos sociais.

Para se inscrever na APTHI, o Terapeuta tem que seguir alguns passos:

Ler o Código Deontológico.

Ter Formação na área das Terapias.

1- Envio de documentos pessoais, que atestem a formação e prática profissional. Aderir como Sócio (Solicitar ficha de Inscrição).

Pagar as quotas estipuladas para o ano correspondente. Somente após o pagamento é considerado, legalmente, Associado. A validade de registo é de 1 de Janeiro do ano presente a 31 de Dezembro, as quotas serão sempre definidas por a Assembleia.

2- Posteriormente Entrevista e Avaliação.

3- Implementação dos procedimentos profissionais.
(Total do processo 2 a 3 meses).

MUITO IMPORTANTE:
Reservamos o direito de não aceitar “cursos à distância”, “cursos on-line” simplesmente porque iniciações e cursos a distância não existem quando tratamos da saúde e todas as terapias energéticas que têm de ter o toque físico, assim como num processo de legislação não terão qualquer validade essas formações.

Para certificação das terapias será um processo posterior.

Mais informações através do contacto: apthi.geral@gmail.com ou 969045061
atendimento das 10 às 19h ás  2ª  feiras.

Documentos Solicitados:

– Cópia do cartão de cidadão;
– Autorização de Residência (só aplicado a estrangeiros);
– 1 Foto digitalizada;
– Curriculum Vitae | Europass;
– Certificado de Habilitações
– Cópia dos diplomas ou certificados (formações presenciais fora de Portugal devem ser reconhecidas pelos consulados dos países);
– Cópia de Seguro;
– Comprovativo de Inscrição nas Finanças;
– Passaporte Qualifica;
– Certificado de RGPD;
– Certificado de Registo Criminal;
– CCP caso seja Formador.
– Dados do espaço (Livro de reclamações (Físico e Digital);
– Resolução de conflitos afixado;
– Higiene e Segurança no trabalho (extintores, sinalética) etc…)

Nota: Só serão avaliados os processos com a entrega dos respetivos documentos solicitados na integra, o processo demora em média 3 meses.

Ser Terapeuta Holístico
Para entendermos o que é ser Terapeuta Holístico em primeiro lugar devemos entender o que é terapia. De origem grega, o termo thaerapia significa “Servir à Deus”, se voltarmos no tempo veremos que para nossos antepassados a saúde era algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo formavam uma espécie de casta sacerdotal.

Holístico (termo de origem grega), significa o Todo, o conjunto, porque dentro do conceito holístico as doenças não devem ser catalogadas de forma mecânica, mas devem ser analisadas dentro de um todo. O homem não é apenas o corpo físico e perecível, o homem sente, pensa, e tais processos interferem em sua constituição.

A Terapia Holística propõe um novo paradigma de saúde, utilizando métodos naturais e na maioria das vezes pouco invasivos, entre as técnicas mais conhecidas de abordagem holística temos os Florais de Bach, Nutrição, a Fitoterapia, a Pnl, etc…

A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas.

Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real, mas também de uma educação também preventiva e consciente.